domingo, 21 de março de 2010

C) 1-Ambientes virtuais

Ambiente virtual é compreendido como uma simulação da realidade através da tecnologia, recriando ao máximo essa sensação no indivíduo. Surgem como exemplos dessa virtualidade ambiental, o software social e os jogos como o Second life e The Sims .
Entende-se por o software social qualquer software ou rede on-line que possibilite aos utilizadores a partilha e interacção de conhecimento num contexto social.
O objectivo de software social é através das potencialidades dos computadores, promover e permitir as relações de grupos.
É de realçar o grande potencial do software social quando utilizado no processo de aprendizagem informal.
É constituído por um número de tecnologias utilizadas para a comunicação entre pessoas e grupos através da internet.
Assim incluem-se nesta categoria de software social: os blogs, as listas de discussão, os fóruns, as mensagens instantâneas, sites de relacionamento, chats e programas de e-mail.
O software social surge como uma alternativa para a partilha de informações assim como para a promoção de diálogos.
Pode apresentar tanto benefícios como malefícios. Como benefícios podemos encontrar o facto das pessoas se encontrarem, se comunicarem através de uma discussão mediada por computador.
Como malefícios encontramos a dificuldade de seleccionar a informação desejada e que seja credível.
O Second life é um ambiente virtual tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um comércio virtual ou uma rede social.
“Second life” significa “segunda vida” que pode ser interpretado como uma “vida paralela”, uma segunda vida além da vida “principal”, “real”.

O The Sims é um jogo onde se podem criar e controlar as vidas de pessoas virtuais (chamadas de Sims).

Os Sims necessitam de cuidar da sua higiene pessoal, de dormir e de se alimentarem, tal como na vida real. Caso estes cuidados sejam negados, estas personagens tornam-se mal- humoradas e podem chegar mesmo a adoecer e até morrer. Para além dos cuidados pessoais referidos anteriormente, os Sims estudam até à adolescência e depois vão trabalhar. Têm como actividades ocupacionais, a leitura, jogar computador, ver televisão, fazer desporto, etc. Pode-se considerar um jogo vitalício, na medida em que se pode jogar para sempre, já que os Sims, tal como na vida humana seguem o ciclo da vida, nascem e morrem.


Referências:

http://www.wiziq.com/tutorial/18445-Software-Social

http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/gaming/1621842-http-www-secondlife-com/