Definição de Open Source: A definição do Open Source foi criada pela Open Source Iniciative a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines.
Software livre, é um programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre contraria o conceito de software restrito, mas não ao software que è vendido desejando lucro. A forma mais usual de distribuição de software livre è anexar a este uma licença de software livre, e converter o código do programa disponível. Os programas e os seus respectivos códigos-fontes são totalmente gratuitos, disponíveis para quem os quiser.
Um programa de código aberto deve garantir:
• Distribuição livre; código fonte; trabalhos derivados; integridade do autor do código fonte; não discriminação contra pessoas ou grupos; não discriminação contra áreas de actuação; distribuição da licença; licença não especifica a um produto; licença não restrinja outros programas; licença neutra em relação a tecnologia.
Alguns exemplos de Software Open Source: O Apache Web Server, é o servidor Web mais utilizado na internet, The Apache Software Foundation foi criada para dar apoio Apache a um software relacionado. Outro exemplo é o OpenOffice.org. este software é baseado no código-fonte do StarOffice 5.2, foi fornecido pela Sun Microsystems.
Direitos de autor (Creative commons e GNU General Public License):
Creative commons surgiu na esperança de flexibilizar a forma de utilização, a forma de execução e a distribuição de obras (musica, filmes, etc). A o aderir a esta licença, alguns direitos de autor ficam reservados, mas no entanto, permite a que todos os que estejam interessados possam copiar e distribuir as obras do autor/criador. Mas não autoriza utilizar as obras com finalidades comerciais e também não permite modificar, transformar ou criar novas obras com fundamento nas obras originais, devem fazer referência ao autor original.
GNU General Public License é um tipo de licença ligada ao software que admite a liberdade de compartilhar e modificar a distribuição dos mesmos. Esta licença garante várias liberdades aos utilizadores, tais como, a liberdade de efectuar, estudar e afinar o programa autorizando redistribuir cópias por toda a comunidade. Mas alguns dos direitos de autor ficam salvaguardados, proibindo os utilizadores de negarem esses direitos ou solicitarem a sua abdicação, bem como, aplicando certas responsabilidades sobre a alteração ou distribuição de software.
A principal diferença entre a licença GNU e a licença Creative Commons aclara no facto de a primeira estar direccionada a software’s livres enquanto a segunda entrega-se mais a outro tipo de obras (músicas, textos, filmes, etc.).
Caracterização muito breve de Moodle: O Moodle é um produto activo e em evolução. Linhas gerais acerca do Moodle:
• Promove uma pedagogia socioconstrucionista (colaboração, atividades, reflexão crítica, etc.)
• Adequado para aulas 100% on-line assim como complementando a aprendizagem face-a-face
• Simples, leve, eficiente, compatível, interface baseada em navegadores de tecnologia simples
• Fácil de instalar em qualquer plataforma que suporte o PHP. Exige apenas uma base de dados (e pode compartilha-la)
• Independência total da base de dados, suporta todas as principais marcas de base de dados (exceto pela definição na tabela inicial)
• A lista de cursos mostra as descrições de cada curso existente no servidor, incluindo acessibilidade para convidados.
• Cursos podem ser categorizados e pesquisados – um site Moodle pode suportar milhares de cursos
• Ênfase em total segurança o tempo todo. Os formulários são todos checados, os dados validados , os cookies codificados, etc
• A maioria das areas de entrada de texto (recursos, postagens nos foruns, etc.) podem ser editadas usando um editor HTML WYSIWYG incorporado
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
http://softwarelivre.org/open-source-codigo-aberto
http://ptwikipedia.org/wiki/direito_autoral
http://ptwikipedia.org/wiki/Sistemas_de_6est%C3A3_da_Aprendizagem